Acesso rápido

Você está em: Home > Nossos Projetos > Mineração
Versão para impressão Aumentar o contraste Aumentar a fonte Diminuir a fonte Tamanho do texto
Viga 17

Crescer de forma gradativa e independente, este é o objetivo da Ferrous anunciado em 2012 por meio de seu Plano de Negócios.

A empresa concluiu que colocando o foco no crescimento gradativo das operações e exportando sua produção através de logística de terceiros a companhia reduziria significativamente a necessidade de financiamento.e entregará maior valor aos seus acionistas. Uma abordagem progressiva de minimização de riscos é a fórmula-chave para cada projeto que a Ferrous está implementando.

Desde meados de 2012, a Ferrous vem concentrado seus esforços no aumento de sua produção, gerando fluxo de caixa positivo, mantendo os custos correntes e garantindo reserva para reinvestimento nos negócios da empresa.

Além disso, a Ferrous trabalha para concluir os estudos de viabilidade para sua rede de infraestrutura e para o projeto Viga 17Mtpa. O Bankable Feasibitity Study (estudo de viabilidade para fins de financiamento bancário) de Viga está sendo revisado e os riscos do projeto estão sendo continuamente minimizados.




DESTAQUES DO NOVO PLANO DE NEGÓCIOS DA FERROUS:

  • Ampla base de recursos com opcionalidade de crescimento;
  • Estrutura econômica sólida com baixa intensidade de investimento;
  • Riscos significativamente minimizados no projeto Viga 17 Mtpa;
  • Operação com geração de fluxo de caixa;
  • Disponibilidade de sistema de logística de classe mundial;
  • Equipe de gestão e acionistas reconhecidos pelo mercado.

Em 2013, o Grupo produziu 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro nas minas de Viga, Esperança e Santanense, um aumento de 59% em relação aos 3,2 milhões de toneladas produzidos em 2012. Atualmente, a planta de beneficiamento de Viga tem capacidade anual de produção de 4 milhões de toneladas e a produção das duas outras minas em operação —Esperança e Santanense—contribuem com mais 1,5 milhão de toneladas, a fim de atingir uma produção total de 5,5 milhões de toneladas em 2014.



VIGA 17

Viga 17 é o projeto central do Plano de Negócios da Ferrous e visa a produção de 17 milhões de toneladas por ano a partir de 2017. Localizada na porção sudoeste do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais a jazida possui reserva certificadas em 542 milhões de toneladas. Viga atualmente abrange uma área aproximada de 1.846 ha sobre um depósito de itabirito.


  • Jazida de alta qualidade, com reserva certificada de 542 milhões de toneladas, auditadas pela Golder, seguindo a padronização internacional JORC;
  • Produção de alta qualidade e geologia com potencial de exploração adicional;
  • Projeto com todas as licenças obtidas;
  • Terminal ferroviário próprio com fácil acesso à ferrovia;
  • Sólida estrutura econômica com baixa intensidade de investimento;
  • Investimento de USD 1.280 bilhões.





CARACTERÍSTICAS DO PROJETO

A produção anual estimada para o Projeto Viga 17 é de aproximadamente 17 milhões de toneladas de minério de ferro, com teor médio de ferro superior a 65%, "open pit mine". A produção de minério com esse teor exigirá a instalação de planta de beneficiamento que será completamente separada da atual planta de processamento de Viga.




A planta de beneficiamento do Projeto Viga 17 consistirá de um circuito de moagem de três fases, moinhos de britagem primários e secundários, flotação reversa e unidades de concentração por espessamento e filtragem. A infraestrutura de processamento de rejeitos do projeto Viga 17 incluirá uma unidade de espessamento em adição ao duto de rejeito para a barragem nº 7 e as instalações de estocarem.



ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO

Em termos de qualidade do produto Ferrous, atualmente produzimos 62%Fe sinter feed. Com Viga 17Mtpa vamos produzir concentrado 65%Fe, um produto mais rico em percentual de ferro comercializado com prêmio no mercado. Além do alto percentual de ferro iremos também eliminar a penalidade de sílica e assim obter maior valor na comercialização de nossos produtos.




FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE VIGA 17




LOCALIZAÇÃO E LOGÍSTICA

A mina Viga está situada perto da cidade de Congonhas, cerca de 80 km ao sul de Belo Horizonte, na porção sudoeste do Quadrilátero Ferrífero. Acessível por estrada, localizada a uma distância aproximada de 10 km da BR-040, que conecta Belo Horizonte a Congonhas e Rio de Janeiro.

Possui um terminal ferroviário, inaugurado em novembro de 2011, que interliga a mina à rede ferroviária da MRS Logística e transporta minério do Grupo para os portos da região da Baía de Sepetiba, no município de Itaguaí (Rio de Janeiro). O terminal ferroviário de Viga possui capacidade de embarque de 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. 

Em 2012, o Grupo revisou seu Plano de Negócios e e decidiu realizar suas exportações via logística de terceiros, em vez de construir sua própria solução de logística.


A empresa optou por este tipo de escoamento, pois acredita que a infraestrutura de logística já desenvolvida na região sudeste do Brasil, com conexões existentes de rede ferroviária confiável entre as minas de minério de ferro do Grupo em Minas Gerais e os portos operacionais do litoral dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo; e a disponibilidade crescente de oportunidades para acesso portuário na região devido ao desenvolvimento de novos projetos portuários e mudanças significativas no mercado do minério de ferro transoceânico garantem retorno e segurança para o acionista.

O desenvolvimento de logística própria através da construção de mineroduto e terminal portuários próprio faz parte da carteira de projetos da Ferrous e seu desenvolvimento é tratado como uma opcionalidade para o futuro.

Mapa