Você está em: Home > Nossos Projetos > Mineração
Versão para impressão Aumentar o contraste Aumentar a fonte Diminuir a fonte Tamanho do texto
Serrinha
Âncora de imagens Âncora de mapa

Localizada em Brumadinho (MG), a mina Serrinha foi adquirida pela Ferrous em 2007 e faz parte do Projeto Serena. O empreendimento será responsável pela produção de 10 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, de um total de 42 milhões de toneladas que serão produzidas pela empresa até 2026.

 

Recuperação Ambiental

Serrinha encontrava-se abandonada desde a década de 1990, em decorrência da falência da Mineração Vista Alegre. A interrupção da operação deixou um grande passivo ambiental na região da Serra da Moeda. Os processos erosivos comprometiam os cursos d’água que abastecem as comunidades do Vale do Paraopeba. 

 

A implantação do Projeto Serena só será possível graças ao trabalho de recuperação ambiental desenvolvido pela empresa desde a aquisição da mina. Em 2008, a Ferrous assinou um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais para a regularização ambiental.

 

Desde a assinatura do TAC, a Ferrous vem cumprindo rigorosamente todas as exigências. Uma delas previa a compensação ambiental de uma área equivalente ao tamanho da cava, de 31 hectares. Para isso, a empresa averbou uma reserva legal de 31,0729 hectares na Serra da Moeda. Outra reserva foi averbada na área da nascente da Mãe d´Água, por decisão da empresa.

 

A Ferrous também realizou diversas atividades de recuperação ambiental, como a geometrização da cava, a regularização da drenagem das pilhas de estéril e a revegetação da mina. Já os trabalhos de desassoreamento da barragem de rejeito permitiram a preservação da vazão e da qualidade da água dos córregos Carrapato e Grota Grande.

 

 

Mapa
Imagens